terça-feira, 21 de junho de 2011

Quanto mais cedo melhor, ou quando mais tarde melhor? Existe idade ideal para casar?



“Amar é tudo”


Vou citar aqui um trecho do livro Felizes no amor, os segredos da vida a dois da escritora americanaNancy Van Pel , Do berço à sepultura, todos buscamos alguém que nos ame e possamos amar. Na verdade, o amor é necessário para a sobrevivência. Sem ele perdemos a vontade de viver; a resistência cai; e pode surgir enfermidade fatal. Quando experimentamos o amor, sentimos um bem – estar que nos afeta física, mental, social e espiritualmente.
Esta citação nos mostra o prazer de viver um grande amor e também nos alerta  sobre as consequências dele. Na mídia se ouve falar sobre suicidios, sobre crimes relacionados a amor, na maioria das vezes as pessoas imaginam que isso tudo não é amor, mas porque não refletimos o outro lado, o amor é algo maravilhoso mas não se deixar levar por sentimos de posse, esse é um dos desafios do amor, ciúmes que levam a depressão e a decepção, isso destroi um relacionamento sem dúvidas nenhuma.
Amar consiste em compromisso, compreensão, comunicação, cuidado, apoio, diversão mútua, realização sexual e principalmente Deus e Vocês Dois.

Essa expressão é muito conhecida entre os noivos, será que sabemos qual é a verdadeira idade ou momento para se casar, alguns são levados por consequências de uma gravidez indesejável ou por conveniência da situação que se encontram, muitas vezes envolvidos pela paixão que os leva a pensar no casamento como estado de liberdade da família que o reprime ou até mesmo por se sentir maduros o suficiente para tal decisão.
O amor é algo que não encontramos em qualquer esquina, em qualquer barzinho, precisamos procurar o que melhor nos agrade, mas não que seja ser obrigatoriamente ser como nós queremos. O destino muitas vezes reserva coisas que jamais podíamos imaginar como um bebe, um casamento, um neto, são sempre coisas diferentes, mas que precisam existir em nossas vidas para que elas sigam, pois sem surpresas a vida não é nada! Algumas vezes mulheres ficam grávidas, mas não planejaram, porém depois que o filho ou filha nasce é a melhor coisa do mundo e só as mães podem dizer como é isso. Na vida nada é por acaso e sim por um acaso.
O namoro acontece em todas as idades, desde o jardim de infância, aquela brincadeirinha de criança e vai até a idade de relembrar o que se passou na vida, juntamente com o namoro vem o sexo, sempre bom, porém tem que ter responsabilidade, pois uma criança não é um objeto que não come, não anda, não precisa de carinho, já um bebe se não comer, não tiver carinho necessário pode morrer. Sempre na vida o que é feito tem uma conseqüência, às vezes muito boa ou ruim, como se você passar em um vestibular, você estudou teve chances e passou, mas se você se envolve com drogas e é preso é conseqüência de sua própria ação. O casamento é a mesma coisa se você gosta, ama o seu parceiro então casa, isso é uma conseqüência do amor.
Não existe idade para se casar, o amor não idade e se você ama realmente pode casar, mas não pode se esquecer que o casamento é algo sério e que vem cheio de responsabilidade, por exemplo, se você é uma adolescente e quercasas, tudo bem desde que seus pais concordem, só lembre que junto com o casamento você terá que cuidar de sua casa , continuar estudando, ter tempo para cuidar de você e principalmente dar atenção ao seu marido, à pessoa que você escolheu. Deseja se casar então escolha bem o que irá fazer, pois o casamento é único, hoje em dia nem tanto, acontece que o primeiro casamento você nunca irá esquecer, pois isso foi uma conseqüência do amor!

 As mulheres são as que mais sonham com o casamento, com a música na entrada triunfal na igreja, com a noite de núpcias, com o vestido, com o bolo e claro com os futuros filhos que viram.E talvez por serem mais sonhadoras, as mulheres sonham em se casa entre os 24 e 28 anos, logo após se formarem e conseguirem alguma estabilidade no emprego, pois as mulheres se preocupam muito com a idade ainda mais quanto pretendem ter filhos.Já o homem por sua fez não tem muita presa, muito homens com 30 anos ainda se acham jovens de mais para cassarem, e para a maioria deles os gastos(muito alto geralmente), com a festa de casamento não passa de desperdícios, geralmente escolhem as coisas mais simples e baratas, e a justificativa é sempre a mesma: “Para que gastar tanto? O importante a gente casar e ser feliz”
O pensamento dessas pessoas que querem se casar é que o amor não tem idade mais tem responsabilidades, pensado nisso todos poderão ficar anos casados sem brigar muito e quando brigarem se acertaram o mais rápido possível.

O ciúme em um relacionamento é Certo ou Errado?


Um sentimento ligado ao amor, mas que freqüentemente traz dor e angústia, o ciúme é o medo de se perder alguma coisa – um receio de que o ser amado se dedique a outro, por exemplo. Na Filosofia, o ciúme aparece sempre no contexto de uma discussão geral das paixões, em especial daquelas ligadas à amizade e ao amor. E aí há dois grupos distintos: os que acreditam ser preciso extirpar as paixões, já que não podemos controlá-las, e aqueles que afirmam ser possível e vantajoso governá-las por meio da razão. A forma como devemos lidar com o ciúme, de acordo com a Filosofia, vaga entre estas duas linhas.
A origem etimológica da palavra ciúme vem do latim zelumen e do grego zelos, por isso, muitas vezes ele é encarado como uma prova de amor, de cuidado com o outro. E daí vem grande parte da controvérsia sobre ser o ciúme algo bom ou ruim, já que, em excesso, ele pode trazer sofrimento tanto para quem o sente quanto para quem é vítima desta paixão.
Em geral, as reflexões filosóficas sobre o ciúme o aproximam do amor e do ódio. É o que aparece nas Máximas de La Rochefoucauld, quando este diz que “o ciúme sempre nasce com o amor, mas nem sempre morre com o amor”.(Máxima, 361). Esta frase aponta para o caráter ambivalente do ciúme: começa visando um valor positivo, mas pode se converter na adesão a um valor negativo.
É possível dizer que o ciúme tem, inicialmente, uma aparência louvável, por ser natural ao sentimento de amor. “Gostar de alguém ou de alguma coisa implica zelar por sua segurança ou por sua continuidade. Seu caráter ‘zeloso’, porém, facilmente se converte em um sentimento negativo, ao adquirir uma forma possessiva que suprime o caráter positivo desta ‘afeição’, resultando em egoísmo e prepotência ou em insegurança e temor”, afirma Carlos Matheus, doutor em Filosofia e professor
O ciúme é algo que faz parte da vida das pessoas, pois sentimos ciúmes dos amigos, dos pais, do irmão e até mesmo do namorado. O problema é que em qualquer relacionamento o ciúme vai ser algo presente, por mais que a gente não queira. Qualquer pessoa no mundo que já ingressou em um relacionamento pode contar uma história de ciúmes e infelizmente essas histórias nem sempre terminam como a gente gostaria que terminasse. Pois, por mais que achamos que conhecemos alguém, esse alguém pode nos surpreender e quantos casos vemos por ai de ex-namorados que mataram suas ex-namoradas por motivos de ciúmes. E isso acontece não somente em namoros, mas até em casamentos. E com isso pensamos até que ponto o ciúme e bom e ruim.O ciúmes é bom quando demonstrado, onde passa a sensação de carinho e cuidado. O ciúmes bom é aquele, onde a pessoa faz perguntas com curiosidade e não passa os limites, pois é normal nos preocuparmos com as pessoas que gostamos. Mas, a única coisa que devemos tomar cuidado é que o ciúmes acaba desgastando o relacionamento e quando acaba é muito difícil de ter volta. A pessoa deve evitar querer controlar a vida do amado, se controlar, não fazer escândalos na rua ou em lugares cheios de pessoas, conversarem em casa e deixar claro que aquela atitude você não gostou. Lembre-se que se a pessoa está com você é porque a ama e não fique com dúvidas em relação a isso e sempre que gerar dúvidas não tenha vergonha e pergunte para seu amado. Já o ciúmes ruim aparece em pessoas que são extremamente desconfiadas. Essas pessoas devem entender que namoram e não são donas da vida da pessoa e jamais se deve controlar os passos. Cada um tem a sua vida própria, independente da relação de vocês dois, afinal quando você conheceu o seu amado você tinha a sua vida e ele a vida dele e isso deve ser respeitado em qualquer relação, seja até mesmo quando estiverem casados.

"A maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher sem a intenção de amá-la"!


  Você concorda que a a maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher sem a intenção de amá-la? 

As verdadeiras intenções de um homem na maioria das vezes não dectatamos no primeiro encontro, mas existem muitas mulheres independentes e experientes que sentem mais segura enquanto a isso, sem causar problemas com seus sentimentos não se deixando levar por uma simples atração, digamos que são mais preparadas para enfrentar uma relação em conflito.
Existem aquelas que se entregam de tal maneira que quando se dão conta já estão envolvidas completamente, acho que um homem muitas das vezes não tem a intenção de ser interpretado como covardia em suas atitudes, muitas confudem -se com as intenções e simplesmente não se dão conta que se trata de conhecer o parceiro. A primeira pergunta que surge quando se está envolvida, será que ele me ama?, o erro maior pode está em você mesma em auto compreender que ele deva pensar e sentir da mesma forma que você.
Devemos compreender que um relacionamento comece de forma de conhecimento e não de pressão enquanto a assumir, acho que todos em todos os sentimentos se acham capazes de seduzir e despertar o amor do outro sem intenções concretas, mas não iremos descartar que muitos se aproveitam disso para manter um relação pelo simples fato de se sentir no controle sem a verdadeira intenção de amar.

Reflita nas palavras que Deus nos deixou como prova de seu conhecimento:
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e  desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor,enquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário